História da Matemática – Apresentação

[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [FERNANDA] OLÁ, EU SOU FERNANDA SIMON E VOU ACOMPANHÁ-LOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA ÚLTIMA DÉCADA EU TENHO TRABALHADO AÍ COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TENHO TRABALHADO TAMBÉM EM CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

O MEU MESTRADO E O MEU DOUTORADO FORAM NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BOM, VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO QUAL A UTILIDADE OU QUAL A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DENTRO DO CURSO DA LICENCIATURA PRIMEIRA COISA QUE A GENTE TEM QUE LEMBRAR É QUE A MATEMÁTICA É UM CONHECIMENTO QUE É SOCIALMENTE CONSTRUÍDO, OU SEJA, MATEMÁTICA É UMA CONSTRUÇÃO HUMANA, TÁ? FRUTO, PORTANTO, DE UMA NECESSIDADE HUMANA, ENTÃO QUANDO A GENTE TRABALHA EM SALA DE AULA E GERALMENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA, COMO A GENTE NORMALMENTE FAZ? A GENTE TRABALHA ALGUNS CONCEITOS E A GENTE SAI NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS CONTAS E EQUAÇÕES AÍ QUANDO A GENTE DEIXA DE LADO UM POUCO ESSA QUESTÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, A GENTE ACABA PASSANDO PARA O NOSSO ALUNO UMA VISÃO DE QUE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO É LINEAR E QUE O CONHECIMENTO VAI SE ACUMULANDO E VAI CRESCENDO AO LONGO DO TEMPO E QUE ATÉ A MATEMÁTICA É COISA PARA GÊNIO RESOLVER ENTÃO ALGUNS ALUNOS ACABAM TENDO ALGUM RECEIO, UM CERTO MEDO DESSA QUESTÃO DA MATEMÁTICA

E QUANDO A GENTE PENSA EM TRABALHAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, A GENTE COMEÇA A MOSTRAR QUE ESSA MATEMÁTICA QUE DE REPENTE ESSA MATEMÁTICA QUE O ALUNO ACHA DIFÍCIL, NA VERDADE NÃO FOI PENSADA POR UMA PESSOA, FOI PENSADA POR UM CONJUNTO DE PESSOAS NUMA DETERMINADA ÉPOCA QUE TINHA UMA DETERMINADA CULTURA, UMA DETERMINADA FILOSOFIA DE VIDA QUE NAQUELE MOMENTO, AQUELE PENSAMENTO FOI CONSTRUÍDO POR AQUELE CONJUNTO DE PESSOAS ENTÃO QUANDO A GENTE COLOCA ESSES ELEMENTOS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SUA AULA, ELA PODE SER UTILIZADA TANTO COMO UM ELEMENTO AÍ DE MOTIVAÇÃO, PELO ALUNO FICAR MAIS MOTIVADO A APRENDER AQUELA MATÉRIA, AQUILO QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO ENSINAR, COMO A GENTE PODE COMEÇAR A PENSAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA INCORPORAR NOVAS PRÁTICAS, NOVAS METODOLOGIAS NA NOSSA SALA DE AULA, INCLUSIVE PENSANDO NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS COM O SEU ALUNO ENTÃO EU QUERO QUE VOCÊS AO LONGO DESSA DISCIPLINA COMECEM A PENSAR E A OLHAR PARA ESSA QUESTÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO SENTIDO DE EM QUE MEDIDA ESSES ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PODEM AUXILIAR A MINHA PRÁTICA OU PODEM MELHORAR OU PODE PRODUZIR NOVAS ATIVIDADES AÍ PARA O MEU ENSINO, OK? EU ESPERO QUE A GENTE TENHA UM BOM BIMESTRE E NOS VEMOS NAS PRÓXIMAS VIDEOAULAS, ATÉ LÁ! [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA]