¿Cuánto sabes de Matemática? Multiplicación, División, Fracciones, Ángulos | Aula365

Aulis, você coloca a pizza no forno por um quarto de hora, certo? Sim, são 40 minutos, certo? Acho que a melhor coisa é que pedimos uma pizza e, enquanto isso, revisamos o assunto Filhos, como você pode calcular o número de cartões dentro desses três pacotes? Você tem que ler quantos cromos cada pacote traz e depois adicionar esse valor três vezes

Muito bem, Matías! Aqui diz que cada pacote traz 5 cartões comerciais Eu já calculei isso, professora No total, existem 15 cartões comerciais Como você resolveu, Maiko? Eu adicionei 5 + 5 + 5, e ele me deu 15 Bom! Agora mudo o número de pacotes e tenho 6

Nós temos que adicionar o 5 seis vezes Você diz fazer uma conta como essa? Sim! E essa conta dá 30 cartões Eu parabenizo todos vocês Mas o que aconteceria se eu der uma caixa que traz 25 pacotes de cartões comerciais? Temos que adicionar, adicionar, adicionar 25 vezes o mesmo número e vamos nos cansar um pouco Você está certo, Matías É uma conta muito longa Portanto, vamos aprender como podemos calcular quantos cromos existem no total sem usar a soma

Usar multiplicação é uma operação muito mais fácil do que adicionar muitas vezes o mesmo número Recentemente, todos puderam calcular que em três pacotes de cartões há um total de 15, e eles resolveram adicionando 5 + 5 + 5, que é igual a 15 Ou seja, eles repetiram o número 5 três vezes Então fizemos o mesmo, mas com seis pacotes Nós repetimos seis vezes no dia 5 e ele nos deu 30

Você está certo, Lu E como em qualquer operação é necessário usar um sinal, neste caso, o da multiplicação é X (for) E vamos substituir a palavra times por este sinal X (by) Então, se eu tenho 25 pacotes de cartões e cada um traz 5 eu tenho que fazer 25 e Isso é 125, certo? Sim! Muito bem, Michael! Filhos, preciso que você me ajude a formar as equipes para os torneios que acontecerão durante o ano

Quantos grupos temos que formar? No total, são 24 alunos Quatro grupos entre meninos e meninas estariam bem Cada grupo deve ter o mesmo número de pessoas Bem, cada grupo terá 5 ou 6 filhos Explique como você calculou cada grupo Eu fiz quatro círculos, cada círculo é um grupo Então desenhei 24 faces, cada rosto é um estudante E então

o que você fez? Eu estava colocando um rosto de cada vez, um rosto dentro de cada círculo até que eu tivesse todos os rostos nos grupos, colocando em cada grupo o mesmo grupo o mesmo número de faces, como o professor disse Então você conta quantos rostos você tem dentro de cada círculo, e é isso! Cada grupo será composto por 6 alunos! Muito bem! Os parabenizo! Eles apenas resolveram um problema de distribuição

Eles dividiram 24 crianças em 4 grupos Cada grupo tem 6 filhos! Podemos fazer o outro? Eu tenho que distribuir 12 doces entre 3 amigos, quantos doces vou dar a cada um? 12 doces para 3 amigos Primeiro eu faço 12 listras, e então eu bato a cada 3

Bem nós lhe daremos 4 doces cada Perfeito! Eles já sabem como resolver problemas com divisão

Olá crianças Hoje vamos ver quais são os múltiplos de um número Para obter múltiplos de um número, você deve multiplicar esse número por um número natural ou zero Vamos ver Para obter múltiplos de 5, você precisa multiplicar os 5 por outro número, como 7 O resultado é 35 Isso significa que 35 é um múltiplo de 5 E 35 é um múltiplo de 7 também? Bem, Matías! 35 é também um múltiplo de 7

Quais outros múltiplos de 5 ocorrem para eles? 10 Porque 5 x 2 dá 10 Bem, Maiko! Quantos múltiplos tem um número? Vamos encontrar os múltiplos de outro número, o 9 por exemplo Se multiplicarmos por 0, será 0 então 0 é um múltiplo de 9 Se multiplicarmos por 2, temos 18 Então 18 é um múltiplo de 9 Mas podemos passar o dia todo se multiplicando! Os números 27, 36, 45, 54, 63 são múltiplos de 9

Certo, Matias! O número de múltiplos de um número é ilimitado Veja a lista de múltiplos de 9 Todos esses números podem ser divididos por 9, certo? Bem, Matías! Então dizemos que 9 é um divisor desses números

Vamos olhar um exemplo 27 é um múltiplo de 9, porque 9 x 3 = 27 Então, 27 pode ser dividido por 9 e resulta em 3

E podemos dizer então que 9 é um divisor de 27 Ou que 27 é divisível por 9 Quais são os números que são gravados como mídia? Eles são chamados de frações Por que dois números, um acima e outro abaixo? Porque frações têm um número acima chamado numerador e um número abaixo chamado denominador, que me diz o número de partes em que eu posso dividir um inteiro Poderíamos também continuar a dividir a mídia? Claro

Durante o intervalo, um aluno fez uma pergunta e seria bom se todos pudéssemos dar uma resposta Ela distribuiu alguns chocolates entre as amigas e, quando terminou, percebeu que ainda restavam mais O que você teria feito? Então ela quer distribuir 6 chocolates entre quatro amigos, como você divide os que sobraram? Cada um dá um chocolate inteiro e eles têm 2 sobrando Você tem 2 sobra porque 6 dividido 4 dá 1, e para o resto, 2 permanece Agora pense, o que podemos fazer com esses dois chocolates? Eu os divido ao meio e posso continuar distribuindo chocolates

Quer dizer que cada um vai ter mais de um chocolate, Mati? Sim, acredito que cada menina tenha um chocolate e meio Como você escreveria a quantidade de chocolates que corresponde a cada um? Eu sei: um chocolate inteiro e meio mais Se adicionar os quatro chocolates meio, dou dois chocolates inteiros Ah, isto é, com quatro vezes por trimestre eu faço outro chocolate Não sabia! Exatamente Mas lembre-se de que, para distribuir as partes, elas devem ser sempre as mesmas

Bem crianças Para medir segmentos, usamos a regra, para medir ângulos, precisaremos da ajuda do transportador Olhe para o quadro negro É como uma regra arredondada É como um semicírculo

Este é o centro O transportador serve a dois propósitos: ambos para medir ângulos e construí-los O que você percebe na parte arredondada? Listras Tudo à mesma distância entre eles, como em uma regra Essas linhas marcam os graus sexagesimais Falamos grau sexagesimal e é a nonagésima parte do ângulo reto

Um ângulo reto é chamado para cada uma das partes que são formadas quando duas linhas são cortadas perpendicularmente Isso significa que dividimos o ângulo reto em 90 partes iguais Aqui está uma nova pergunta Um novo ângulo aparece, que é a soma de dois retos e é chamado de ângulo plano E nos ângulos inferiores que uma planície chamamos de ângulos convexos

Quais são esses ângulos? Para os ângulos obtusos, agudos e retos, todos são ângulos convexos Mestra, você disse que com os transportadores nós poderíamos medir os ângulos Como fazemos? Apoiamos o transportador no ângulo de tal maneira que o centro do mesmo coincide com o vértice do ângulo, e sua base, com um de seus lados Esse lado medirá 35º Isso significa que

a amplitude desse ângulo é de 35º É errado dizer que mede 20º, por exemplo? Não, não é ruim Quando medimos algo, o que fazemos é compará-lo com outro semelhante ao que anteriormente chamamos de unidade

Então, um ângulo reto é noventa vezes um ângulo de um grau Muito bem! O reto mede noventa